Minha lista de blogs

sábado, 14 de maio de 2005

Amor e fidelidade ao Papado

Amor e fidelidade ao Papado

· Plinio Corrêa de Oliveira

Em decorrência da crise na Igreja, sobre a qual os Papas contemporâneos têm admoestado os fiéis,(1) algumas vezes perguntaram a Plinio Corrêa de Oliveira se o amor e fidelidade dele ao Papado não diminuía. Ele sempre respondia que, pelo contrário, aumentava. E acrescentava que, apesar da grave crise que se alastrava nos meios católicos, tinha certeza do triunfo da Santa Igreja, alicerçado como estava nas palavras de Nosso Senhor a São Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.(2)

Nesse sentido, o Prof. Plinio deixou pública sua resposta, através de artigo publicado na “Folha de S. Paulo” em 12-7-1970, do qual transcrevemos o trecho seguinte.

* * *

Tiara do Papa Gregório XVI

“Não é com meu entusiasmo dos tempos de jovem, que eu me coloco hoje ante a Santa Sé. É com um entusiasmo ainda maior, e muito maior. Pois à medida que vou vivendo, pensando e ganhando experiência, vou compreendendo e amando mais o Papa e o Papado.

“Lembro-me ainda das aulas de catecismo em que me explicaram o Papado, sua instituição divina, seus poderes, sua missão. Meu coração de menino (eu tinha então 9 anos) se encheu de admiração, de enlevo, de entusiasmo: eu encontrara o ideal a que me dedicaria por toda a vida.

“De lá para cá, o amor a esse ideal não tem senão crescido. E peço aqui a Nossa Senhora que o faça crescer mais e mais em mim, até o meu último alento. Quero que o derradeiro ato de meu intelecto seja um ato de Fé no Papado. Que meu último ato de amor seja um ato de amor ao Papado. Pois assim morrerei na paz dos eleitos, bem unido a Maria minha mãe, e por Ela a Jesus, meu Deus, meu Rei e meu Redentor boníssimo”.

____________

Notas:

(1) Cfr. Alocução de João Paulo II, em 6/2/81, aos Religiosos e Sacerdotes participantes do I Congresso Nacional Italiano sobre o tema "Missões ao Povo para os Anos 80", in “L'Osservatore Romano”, 7/2/81.

(2) Mt 16,18.


Copyright © 2004 Editora Padre Belchior de Pontes Ltda.
As matérias podem ser reproduzidas desde que citada a fonte:
Revista Catolicismo e o site www.catolicismo.com.br

Nenhum comentário: