Minha lista de blogs

terça-feira, 14 de junho de 2005

Microsoft censura palavras em blog chinês

(Olhem aí um sinal da cooperação entre o grande capital e a ditadura comunista chinesa.)

Microsoft censura palavras em blog chinês
Terça-feira, 14 junho de 2005 - 09:52
IDG Now!

A Microsoft está censurando algumas algumas palavras nos blogs chineses que operam no espaço do MSN Spaces em cooperação com o governo local.

A intenção é restringir a divulgação de certos termos proibidos pelas autoridades chinesas. Segundo agências internacionais entre os termos vetados estão "democracia", "direitos humanos", e "independência de Taiwan".

A organização Repórteres Sem Fronteiras diz ainda que foram restritas as palavras "Dalai Lama", "4 de junho [data do massacre Tiananmen]", e "China + corrupção".

Logo na tentativa de digitar tais palavras, o usuário é interrompido por uma mensagem que surge na tela dizendo que a linguagem é proibida.

De acordo com a ONG, esta é a segunda empresa norte-americana do ramo de internet a aderir ao modelo de censura do governo chinês. A primeira foi o Yahoo, que também adotou o modelo de proibir termos considerados subversivos.

O MSN Spaces faz parte do portal MSN na China, lançado em 26 de maio. Cerca de cinco milhões de blogs foram criados desde então, segundo a Microsoft.

A China tem incentivado o uso da internet para negócios e educação, mas tenta banir o acesso a materiais considerados subversivos. Em outra iniciativa recente, o país prometeu multas para os internautas que não registrarem seus sites com dados pessoais verdadeiros até o dia 30 de junho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eis um perfeito exemplo de como os extremos se tocam ... mas para nós em Portugal isso não passa de mais um exemplo do incomodo que os blogues provocam, nós por cá já tivemos perseguição a blogueiros por parte do Primeiro-Ministro José Socrates ... e não terá sido um exemplo único ...
Os politicos fartam-se de dizer que querem ouvir o povo, mas quando este diz algo que lhes desagrada ... começa a perseguição ...
Saudações Bloguisticas
Raio do Blogue Trovoada Seca